Friday, July 29, 2011

Base Lusitana




Em alturas de dificuldade, crises profundas, a união será sempre uma mais valia. A concentração de esforços, de meios, permite uma resposta mais eficaz.

Terá necessariamente a união obrigar a uma igualdade de comportamentos? Num plano teórico seria a melhor solução, a mais eficaz.
Na realidade da União Europeia a igualdade será sempre uma utopia.
Um Alemão será sempre Alemão, com as suas características, qualidades, defeitos. A história da Alemanha é absolutamente diferente dos países do sul da Europa.

Projectando o ideal alemão para o “mundo” português, a intenção morre à nascença de uma forma desastrosa.
Dificilmente formas de pensar germânicas se enquadram na nossa sociedade, na nossa forma de agir e viver.
Acredito que princípios gerais, leis rígidas de controlo, consigam nivelar o essencial de uma convivência saudável, justa e equilibrada.

A nossa história, a nossa cultura moldam a forma de agir, o temperamento, a matriz da nossa sociedade.

Viver enclausurados por normas estrangeiras estrangula tudo isto. Viveremos como um animal em cativeiro, identificados como portugueses, mas com o passar dos tempos seremos só uma imagem do que fomos, sem alma e sem fado.

Nenhum Eça, nenhuma Amália surgirá neste contexto.
As futuras gerações merecem as nossas qualidades e devem gerir de forma construtiva os nossos defeitos e evoluir no sentido de nos tornar mais fortes, mais competitivos, mais rigorosos, mas justos com o nosso passado e com a nossa história.

Não devemos fugir da realidade, assumindo o nosso descontrolo orçamental, a vida irreal que construímos.
Temos de viver com o que produzimos!
Temos de produzir mais!

Acredito que vamos reagir, voltar a ser credíveis.

Equilibrando esta viagem com espírito de união, sustentados em base lusitana, com vento europeu a favor, saberemos se, no futuro, este esforço individual será uma vitória nossa.

No comments: